Quantas coisas boas existem nesse mundo! Por vezes, colocamos toda a nossa atenção nos problemas da vida: crimes, corrupção, doenças, brigas e por aí vai. É verdade que experimentamos muitas coisas ruins.
Mas, se formos honestos o bastante, conseguiremos perceber que também existem muitas coisas maravilhosas para se desfrutar: suco de morango, cama aconchegante, roda de amigos, cachoeira, pôr do Sol, um bom livro, almoço de família, música boa, ar puro nos pulmões, pizza, praia e mais um monte de coisas que poderiam lotar todo o calendário.
O mais impressionante é saber que quem nos dá todas essas coisas é Deus. Quantas vezes temos nos esquecido de demonstrar gratidão por tantas coisas boas que nos cercam, enquanto focamos apenas nas dificuldades? Isso é ainda mais significativo quando descobrimos que não merecemos nem uma coisa boa sequer, pois, somos por natureza pecadores, inimigos de Deus. Como então é possível desfrutarmos de tantos benefícios? É pela graça de Deus, por sua bondade que se estende mesmo sobre seus inimigos.
Mas, a verdade, é que existe um benefício ainda maior que Deus concede gratuitamente, que nos tira da posição de inimigos e nos transforma em seus amigos, seus filhos. Jesus Cristo, o Filho de Deus, foi castigado por todas as ofensas que cometemos contra Deus, para que por meio da confiança nesse sacrifício, possamos desfrutar plenamente dos favores de Deus. Esse é o maior benefício que alguém pode receber: a salvação.
Diante de tanta bondade, é nosso dever lembrarmos nossa própria alma: “bendize ao Senhor e não te esqueças de nem um só de seus benefícios”. Não despreze a graça de Deus! Seja grato! E aproveite de maneira completa o favor de Deus por meio de Jesus!
Adler Azevedo de Alcântara